Tudo sobre Rolamentos para skate!!!!

Rolamentos para skate

Rolamento
As perguntas que todo skatista um dia ira fazer " Qual rolamento é o melhor?" , "Como cuidar do rolamentos?" ,  "Que marcas posso confiar?"



 A verdade, é que essas perguntas vão surgir sempre, mas pelo fato que não queremos nem tão cedo trocar os rolamentos. Por isso sempre pensamos a longo prazo. Por que gastar duas vezes nos dias de hoje, é inviável pro bolso.

Então, marcas,cuidados e alguns macetes fazem o rolamento prolongar bastante. A seguir faremos o passo a passo para saber tudo sobre rolamentos.




Rolamento em funcionamento 

1 -  Que tipos de rolamentos existem nos dias de hoje ?

 A maioria dos skatistas vão começar com o rolamento Abec, pois o primeiro skate sempre vem com esse tipo de rolamento. Abec significa (Annular Bearing Enginners Committee) - um comite criado pela associação americana de fabricantes de rolamento que estabeleceu padrões de tolerância. Assim a abec possui suas classificações, quanto maior a classificação, maior sua precisão. Exemplo : Abec 12 possui mais precisão que Abec 9. A precisão não é vinculada a velocidade, e sim, vinculada a distancia das esferas.



Então todo rolamento tem que ter uma classificação ABEC??
Resposta : nem todos, por exemplo A REDS e Minilogo possuem classificação Skate Rated.


Como o rolamento da FKD, este vendido em nossa loja, esta grande marca , possui classificação Abec 7 nos rolamentos de skatistas de renome como, Greg Lutzka e Chaz Ortiz.

 Compre rolamentos na skateprorole


Os rolamento como o Reds e Minilogo, possuem outra empresa que cuidam de suas classificações, tornando um rolamento com seu diferencial. Apesar da FKD ter sua marca de alto prestigio entre os skatistas, a REDS e MINI-LOGO também adquiriram com o tempo, um alto prestigio juntos aos skatistas, não deixando nada a perder para a FKD e outras marcas. A Reds e Minilogo tem classificação Skate Rated, Uma unidade de fabricação dedicada a produzir os rolamentos de skate de alta qualidade, Eles são inspecionadas duas vezes antes de serem enviados para os skatistas, oferecendo maior combinação de desempenho, durabilidade e baixo custo na indústria.


Compre Rolamento reds bones
Rolamento Reds Bones, vendido em nossa loja

Rolamento Mini-logo Skate
Rolamento Mini-logo, vendido em nossa loja

2 -  Qual marca é a melhor?

Antes de responder essa pergunta, você deve se perguntar outra

 "Você quer pagar um pouco mais e fazer a manutenção de seus rolamentos, prolongando a vida deles?? ou quer pagar menos e deixar a sorte tomar conta do rolamento?"

Existe na realidade dois rolamentos, emborrachados e não emborrachados. A marca que dará qualidade a elas.

O rolamento não emborrachado, tem uma capa protetora formada de metal ou alumínio. Portanto a sua manutenção é impraticável, já que quando se tira essa capa, é difícil recoloca-la.

OBS : Vimos vídeos sobre o assunto, da pra fazer a manutenção de rolamento neste caso, mas andar com rolamentos sem capas?? Meio arriscado, pois as capas evitam a sujeira das ruas. Sem as capas protetoras tudo vai entrar direto no rolamento, imagina, a rua, nelas você tem misturas de produtos químicos, com sujeira e muita sujeira, foras as outras porcarias existentes. 

Paliativo nunca resolve, é como andar hoje de skate e ter consertar no próximo dia para andar novamente. Exaustivo..
Rolamento emborrachado
 Já o rolamento emborrachado, ele vem com uma capa protetora de borracha de fácil remoção. Neste tipo de rolamento a cuidados simples que podemos fazer, para limpa-los corretamente, como nos vídeos a seguir.



Canal da Skateprorole - Vídeo falando sobre rolamentos


Limpeza de rolamentos - Sobre skate

Cuidado, não use produtos como o WD para lubrificação,


eles detonam seu rolamento. Ele possui muitos agentes químicos, que desconhecemos e podem deteriorar as esferas e comprometer o rolamento. Para limpeza, utilize algo que evapore rápido e não danifique seus rolamentos, como o Álcool. Após a limpeza, use óleos, graxas e lubrificantes próprios para rolamentos. Com limpezas constantes, seu rolamento tem a vida prolongada.

Por experiência própria, eu tenho um reds que passou 
de 4 anos e ainda vive.

Não é pegadinha, nem conversa fiada. Simplesmente segui aos muitos vídeos e conteúdos sobre o assunto e verifiquei que o melhor modo de conservação é este :

01 - Tire todas as capas protetoras dos rolamentos.

02 -  mergulhe em álcool por uns 40 segundos, chacoalhando, para tirar as sujeiras.

03 - Seque todos os rolamentos com papel toalha.

5 - use Graxa

Isso mesmo, uma quantidade mínima de menos de uma gota, passe no rolamento e faça o girar, até ficar com boa velo.
OBS : tem graxa liquida também, serve do mesmo jeito.

6 - Coloque as capas e partiu Street.


Lógico, que para manter meu rolamento em dia, eu não dou bobeira. Se você não pode evitar mergulhar suas rodas em uma poça ou de repente aquela chuvinha.


Seque o mais rápido quando chegar em casa, pois aquela água suja vai comprometer as esferas. Geralmente a esfera com essa agua, vai enferrujando, assim quando você for andar novamente, ela não conseguira fazer sua função. E se ela não gira, você força e geralmente acontece o estouro. O pior, da um tranco no rolamento e você cai de cara...



Como disse antes, com a técnica acima de limpeza, nunca, aconteceu nesses 6 anos de skate, estourar o rolamento, enferrujar,estragar ou outro tipo de coisa.

Em relação a marcas!! 


Já ouvimos falar de varias marcas, varias preferências. Agace , Flip, Mini-Logo,Fkd,Girl,SpitFire, Black Sheep...é muita marca
Mas uma coisa é certa, quando há uma marca, seu rolamento tem 99% de ser bom. Existem sites que vendem rolamentos sem marca, intitulados de "abec´s " geralmente de péssima qualidade. Em breve colocaremos um vídeo sobre isso.

Espero que tenha ajudado a vocês skatistas de plantão e o seu comentário ajuda e muito. Pois não somos os detentores do conhecimento, o que é bom, porque podemos aprender sempre.

Junior Sk8|Pro|Role














































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre Trucks!!!

Celular & Skate Uma Péssima combinação